Polar V800 – Um grande parceiro de treino

Recentemente apostei em arriscar e abandonar meu Garmin para “abrir novos horizontes”.

Quando o assunto é relógio com GPS, a metonímia se faz presente. “Garmin” já está substituindo a palavra relógio, assim como Polar substitui relógio com frequencímetro.

Vou falar um pouco do Polar com GPS. Confesso que fiquei muito empolgado com ele. Falarei primeiro de suas características e depois a conclusão final. Será que ele substitui um Garmin? Aqui algumas características gerais.

Ele pesa 79 gramas apenas. Espessura de 12.7 milímetros.

ele é bem resistente, pois possui display Gorilla Glass® com resolução de 128 x 128 píxels e texto em até 13 idiomas.

IMG_6197

Para começar, o visual me chamou a atenção. Ele é bastante fino e pode ser facilmente usado como um relógio normal. Nesse caso, a bateria dura muito! Fiquei 1 semana inteira usando ele sem dar outra carga. Para carregar, ele conta com alguns pinos atrás e com o conector “jacaré”, basta clipar e está pronto para a recarga. Ele também é bem leve.

Uma coisa bem legal nele, é que dá para escolher como você quer o visor. Tem até um simulador de relógio analógico.IMG_6257

A primeira coisa que fiz foi sincronizar o relógio com o celular. Não tive problemas. É muito fácil e simples.

IMG_6195

IMG_6196

  IMG_6198

IMG_6199

Essa função de passar os treinos para o celular e automaticamente salvar na plataforma Flow é muito bom. Muitas vezes com meu antigo relógio eu ficava com preguiça de ligar o computador, ligar o cabo, já que em casa quase não uso o PC.

Com o Bluetooth fica muito simples. Basta apertar um botão e pronto. Já é possível acompanhar os treinos.

Nas fotos abaixo fiz um trote para testar o sinal e a conectividade via Bluetooth. Primeiramente, o que um bom relógio GPS deve ter? Para mim, a principal característica deve ser o sinal. Eu odeio quando vou correr e tenho que ficar parado igual bobo esperando a boa vontade de GPS.

O Polar V800 é muito rápido! Para se ter uma ideia, liguei pela primeira vez DENTRO de casa e o GPS funcionou.

IMG_6274

IMG_6200

 IMG_6204

O relógio também possui as funções da pulseira Loop, que testei em outro post. Ele consegue te dizer se você dormiu bem, mal, se está parado por muito tempo. Não vou me alongar nessa função, pois tem muita coisa para falar do V800.

IMG_6205IMG_6250

Para quem gosta de correr em montanhas ele tem uma função muito interessante que poucos relógios tem, que é o Altímetro e Barômetro. Você consegue saber exatamente a que altura você está.

Fiz um treino em uma trilha fechada e ele me mostrou com precisão a variação de altitude, a altimetria. Muito interessante.

IMG_6219

Outro recurso interessante é poder traçar o percurso que você fez. Ele busca as fotos do percurso (através do Google, acredito) e faz um vídeo! Achei muito legal! No vídeo as fotos vão sendo mostradas do começo ao fim da corrida.

IMG_6263IMG_6261

IMG_6260IMG_6262  IMG_6264IMG_6270

A imagem acima é do treino que fiz no Parque Anhanguera. Em momento algum o GPS perdeu o sinal, mesmo dentro da mata fechada.

Com o V800 você consegue também fazer um “virtual pacer” e correr no ritmo que o relógio dita. Muito legal para quem quer baixar o tempo de uma determinada prova.

  IMG_6244 IMG_6245 IMG_6246 IMG_6248

Para quem faz triathlon ele é ideal. Fiz um treino na piscina e ele mostrava exatamente quando eu terminava os 25m. Marcou com precisão! Acabei perdendo a foto do treino, mas foi muito preciso! Ele é compatível com sensores Bluetooth Smart, como sensores de cadência e de bike. O triatleta Frank Van Lierde, que foi campeão no IronMan em Kona usa o V800.

IMG_6249

O Polar V800 também tem uma função que diz a você quando deve ser o próximo treino e o período de recuperação. Ideal para não ter o overtraining e consequentemente, maior número de lesões. Possui também alarme e diversas configurações de display.

IMG_6251 IMG_6252 IMG_6253 IMG_6254 IMG_6255 IMG_6256  IMG_6258

 Para quem gosta de correr em montanha, ele é ideal! Eu faço alguns treinos em lugares que não conheço e ele possui uma bússola! Se você ja fez algum treino no lugar que irá correr outra vez, ele vai te mostrando onde virar! Isso é muito legal! Na segunda vez que corri no Parque Anhanguera, ele foi me dizendo onde virar. E não importa em qual direção e posição que o relógio está. Ele muda a direção para a correra. Nas fotos a seguir vocês podem ver que virei o relógio e mesmo assim ele me mostrou a direção correta.

 IMG_6277 IMG_6278 IMG_6279 IMG_6280 IMG_6281 IMG_6282

Conclusão: É um relógio muito bom e com muitas funções! Eu tenho um Garmin 310XT, que é um modelo antigo, por isso fica difícil comparar, mas ele superou em todos os quesitos. Quem quiser um ótimo relógio pode comprar de olhos fechados. Ele possui muitas funções interessantes e realmente úteis.

Vale o investimento!

* No primeiro trimestre de 2015, o Polar V800 se tornará smartwatch. Com uma atualização será possível recusar e aceitar ligações, receber SMS, notificações de aplicativos. Também será possível se conectar ao Google Maps e pelo visor, ele mostrará em qual direção seguir. Função bem legal!

Deixe um comentário

