LunarSpider R2 – Um foguete da Nike

IMG_5456

Sou fã de modelos bem baixos,principalmente em provas. Vou falar de um tênis que gosto muito: o Nike LunarSpider R2.

Ele modelo racing flat de corridas, com apenas 6 mm de drop! 16 mm na parte frontal e 22 mm no calcanhar.

IMG_5457

Para quem quer alta performance é um modelo muito legal. Não é meu caso! Gosto de tênis baixo apenas pela leveza. Tirar segundos do meu tempo de prova não resolveria em nada. Uns 10 minutos, talvez!

IMG_5460

Pesando apenas 150 gramas, ele é indicado para pisada neutra, tem ótima resposta e conta com pouco amortecimento. Sendo uma característica bastante presente nos modelos de competição, sua leveza somada com um cabedal de um ajuste perfeito, é um dos modelos mais agressivos que já tive experiência de usar. O modelo relembra um pouco do Nike Katana, que ficou famoso no Brasil por ter grandes fundistas como Marilson Gomes dos Santos, que chegou a usá-los em vários tipos de provas, inclusive no bicampeonato da Maratona de NY.

Diferentemente de outros modelos da família Lunar, para o Spider R2 foi substituído o flyware por uma estrutura em fitas, que envolve quase todo cabedal. Estas fitas estão presente no interior e promovem contato com as meias.

IMG_5458

As fitas deram a ideia do nome Spider, pois parecem uma teia envolvendo os pés. O tecido em mesh do cabedal contribui com a leveza e sendo muito respirável, dão uma liberdade de movimento dos dedos dos pés. Em momento algum este material incomodou durante os testes realizados e competições.

Diferente de alguns tênis para competição da Nike, como o Streak XC, que usa amortecimento Zoom, o LunarSpider usa a tecnologia Lunarlon

O solado conta com aplicação de borracha BRS 1000 de carbono nas áreas do calcanhar e revestindo os pinos frontais de borracha, que tem maior contato durante a fase final da transição das passadas e proporcionando maior arranque. O modelo é muito flexível, ideal para corredores que tocam o solo com médio-pé ou ponta dos pés. É indicado para quem quer performance em provas planas de 5K até 21K. Porém, o atleta olímpico Franck Caldeira usou um modelo destes ao realizar a maratona durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Conclusões: Costumo usar o LunarSpider em provas até 10km e nunca senti desconforto. Como qualquer tênis muito baixo, não tem muito amortecimento, porém não sinto aquela batida pesada ao tocar o pé no solo. Peso 65kg, talvez seja por isso que o amortecimento é ideal para mim. Uma pessoa mais pesada com certeza irá sentir essa falta de amortecimento.

Semana passada fiz uma prova de cross country, com muitas pedras e buracos e ele se saiu muito bem. Por ser na terra, senti muito conforto e a irregularidade do terreno não atrapalhou em nada (Por isso o tênis está tão sujo!).

Pontos Negativos – O solado desgasta bastante rápido e isto é um fator comum nos modelos de competição. O modelo exige preparo muscular e adaptação. Assim como, estar com um bom peso corporal para não sobrecarregar e evitar lesões futuras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s