Newton: Gênio incompreendido

Imagem

Há um tempo atrás, vendo alguns vídeos do tri-campeão mundial do Ironman, Craig Alexander, o qual eu sou fã, fiquei procurando em sua perfeita e sincronizada passada, um par de Asics, Saucony, K-swiss ou outro conhecido tênis no mundo do triatlon. Para minha surpresa, nenhuma dessas marcas cobria os pés de Crowie.

Craig usava um par de tênis bem colorido e depois de algumas pesquisas, descobri que essa desconhecida marca, pelo menos para mim, se chamava Newton.

Fiquei muito curioso, principalmente depois de ver algumas fotos e descobrir que ele o tênis tem alguns “degraus” na parte frontal. Fiquei me perguntando: Será esse um dos segredos da corrida perfeita do tri-campeão? É claro que Craig Alexander não mudou o jeito de pisar por causa do tênis, já que tem um ótimo nível técnico, mas será que me faria correr de um jeito mais eficiente?

Descobri que o tênis era vendido na Track&Field. Visitei a loja na intenção de tirar algumas dúvidas, mas desisti ao perceber que eu tinha mais conhecimento técnico do tênis do que a vendedora. Não sei se isso acontece em todas as lojas, mas foi uma coisa que me chamou a atenção.

Não consegui conter a curiosidade e após ler muuuuito sobre ele, comprei um par pela internet. Antes de comprar um certo modelo, eu faço uma pesquisa que leva dias. Leio todos os relatos possíveis e informações técnicas. Um dos motivos de eu ter começado a escrever esse blog. 

Optei pelo modelo Motion, indicado para treinos, para pisada neutra/pronação leve.

Vou colocar as informações no próprio site da Track&Field, e depois dar minha opinião.

“Os novos modelos da Newton acabam de chegar à Track&Field!
O Motion da Newton é um modelo de performance que dá mais estabilidade. Possui mais suporte e estrutura que os outros modelos ultraleves. Tela altamente respirável, com secagem rápida, Suporte anatômico mínimo cintas, painéis elásticos para maior conforto e ajuste, dupla densidade postagem medial para médio pé , ETC anti-fricção e palmilhas anti-bacteriana são as principais características do tênis. 
Pode ser utilizado diariamente, mas também em provas e treinos mais rápidos.
Altura do calcanhar 3 mm.”

Bom, vamos lá.

Ao colocar o Newton nos pés, a primeira impressão foi o peso. Ele é bem leve. Para fãs de tênis pouco estruturados, como eu, é um prato cheio.

Ao pisar, não teve como não notar os “degraus” que ele possui. O objetivo dessas tiras, é fazer com que o corredor pise com o ante-pé no solo, como os americanos costumam chamar, “fore-foot striker”, deixando o movimento do pé o mais natural possível.

Esse é outro assunto polêmico, assim como a velha história, “Alongar ou não alongar?”. Pisar com a parte central do tênis é mais eficiente do que pisar com o calcanhar? Existem diversos estudos, mas a cada dia sai um novo. Recentemente li um que fala: pisar com o calcanhar é eficientemente igual a pisar com a parte frontal do pé. Não vou me aprofundar nesse assunto, pois mudaria o foco deste review. Futuramente vou publicar algum material com esse assunto.

Eu, particularmente, prefiro pisar com a parte frontal do pé. Pra mim, é o que dá certo. Se evita lesão, eu não sei, mas corro melhor assim. E garanto: não foi o Newton que me fez mudar o jeito de pisar. O tênis em si, não irá mudar o modo com que pisa. Se você pisa com o calcanhar e calçar um Newton, ele não mudará sua passada. Ele ajuda, mas não faz o trabalho sozinho. No começo não será automático e em um momento de distração, voltará a correr com o calcanhar. Terá que se policiar no começo, mas depois, vira algo automático, com Newton ou sem Newton.

É um ótimo tênis! Não é o meu favorito por um motivo: Meu pé é fino e achei ele um pouco largo. Mas sempre treino com ele. É macio e leve. 

Lembrando que no começo, após essa mudança na pisada, você pode ter dores em alguns tendões e panturrilha. O fabricante faz esse alerta, mas explica que na fase de adaptação, o corredor deve ter um volume de treino melhor com esse tênis, para fortalecer esses tendões, que agora serão mais exigidos. E esse é um dos motivos que muita gente acaba não gostando. Precisa de uma adaptação.

Antes de comprar aqui no Brasil, pesquise bem o modelo que se encaixa melhor ao seu perfil, pois na Track&Field não tem todos os modelos da Newton e também não irão te dar todas as informações que você possa precisar.

(as fotos foram tiradas depois da corrida. Próxima vez irei lembrar de tirar as fotos antes! 🙂 )

ImagemImagem

Imagem

 

Deixe um comentário

